segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Basquiat e Itamar Assumpção



"já que você não merece devolva minhas preces
meu canto meu amor meu tempo por favor
e minha alegria que naquele dia
só te emprestei por uns dias
e é tudo que me pertence
PS: já que você foi embora porque não desaparece"
A intensidade do sentimento de inquietação ao apreciar a tela de Jean-Michael Basquiat e o excerto do poema de Itamar Assumpção não são as únicas semelhanças que podem ser abstraídas destes artistas.

Além de levar à arte sentimentos que acreditava serem exclusivamente meus, ambos são negros e destacaram-se no chamado mundo artístico independente e alternativo. O primeiro foi grafiteiro das ruas de Nova York e o segundo bradava ser um “artista popular!” quando era adjetivado como "artista maldito" pelos críticos que o consideravam “difícil”.

Conceituais, neo-expressionistas ou abstratos? Não sei, para mim: capazes de exprimir saudades e desejos.

Nenhum comentário: