domingo, 9 de setembro de 2007

Sete de Setembro - Parte I

Chegamos a Sete de Setembro. Desde que moro em Mato Grosso o que mais me atrai neste feriado é porque sempre chove, ou melhor, quase sempre. O problema é que este ano não teve nem nuvem e a previsão de um pouco de água (menos de 10 mm) é apenas para a segunda quinzena. Embora o mês do desgosto tenha acabado ainda estamos enfrentamos a seca, que acredito ser a pior de todos os anos.

Por que mês do desgosto? Pesquisando, descobri que não são apenas os mato-grossenses sofridos com a seca que o consideram um mês de azar, e sim praticamente o mundo inteiro. Encontrei a origem do agosto: homenagem ao imperador romano Augusto. Em relação à origem do desgosto, nada na internet. Mas fiquei sabendo também que as mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva, daí a origem brasileira da lenda. Já as “alemoas” têm como agosto o mês das noivas. Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto, pois isto significa chamar a morte.

Por que da seca intensa? Acredito que o desmatamento da Amazônia, cada vez maior, aliado a essa bagunça toda que está ocorrendo no mundo nos assuntos ambientais como superaquecimento e outras “cositas”. Meu maior medo é a desertificação, imaginar esse Estado que tanto amo deixando de ser Cerrado e se transformando em mais um Nordeste Brasileiro. Apenas para lembrar: quando era criança as duas coisas que mais me chamavam atenção aqui eram: ser tudo retinho (planície) e ver as nuvens e a chuva se aproximando.


A curto prazo o maior problema é que, se o período da seca se tornar cada vez menor, muito mais se inviabilizará o cultivo da soja, nossa moeda de maior valor na região. O meu pouco entendimento do assunto preocupa-me em três principais pontos: haverá cada vez menos tempo para que se complete o ciclo da cultura; o plantio estará cada vez mais tardio propiciando o aumento das doenças fúngicas como a ferrugem asiática; a TPP (tensão pré-plantio) será cada vez mais intensa e longa.

2 comentários:

Carlos Rabelo disse...

Se chovesse por 24 horas.. Esfriasse.. Seria um dia 7 de setembro perfeito..A a dita independência será que um dia acontece?

Dayani Guero disse...

Pois é Carlos....

Portugues, ingleses e FMI.....