quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Nepotismo Musical

filha


mãe

Ouvindo Maria Rita lembrei-me do tema da moda: Nepotismo. A palavra, que vem do latim, significa neto ou descendente e é o termo utilizado para adjetivar o favorecimento de parentes que acaba prejudicando pessoas mais qualificadas nos cargos e funções.

Voltando ao passado, nos tempos em que a Igreja tinha poderes de Estado, usava-se a palavra sob as relações do papa com seus parentes, mas atualmente a mesma é utilizada para os privilégios cedidos ao parentesco no funcionalismo público, que apenas em 2007 foram definitivamente proibidos pelo Tribunal de Justiça.
Temos como exemplos de adeptos da prática políticos como Napoleão Bonaparte na França, que tinha três irmãos como reis e Getúlio Viana em Primavera do Leste. Acredito que o pior e mais injusto dos nepotismos seja o público pois quem paga pelos altos salários e custos da incompetência somos todos nós, os não pertencentes à árvore genealógica.

As grandes corporações proíbem o nepotismo no setor privado, mas ainda existem empresas que privilegiam pessoas justificando que é questão de confiabilidade. Sabemos que as empresas familiares têm sido drasticamente reduzidas porque o profissionalismo e as relações familiares costumam não ser condizentes e hoje se questiona o emprego de parentes como atitude anti-ética e irracional. Há quem diga que o Nepotismo é instintivo, uma maneira de seleção familiar e, seguindo essa linha de pensamento, podemos designá-lo como irracionalíssimo, já que todo instinto é sinônimo de ausência de racionalidade.

Já estava me esquecendo da Maria Rita. A grande cantora é filha de Elis Regina e diz não gostar de comparações embora seja nítida a vontade de igualar-se à mãe. Digo isso pois a mesma utiliza os mesmos cacoetes de voz e preocupa-se muito em “cantar com emoção” , assim como a finada, que nos comovia a cada canção. Dessa forma, classifico também como nepotismo a fama advinda de parentes como ocorre no caso de Wanessa Camargo embora nesse caso não possamos utilizar o adjetivo cantora nem tampouco grande.

Para deleite e inevitáveis comparações vídeos das duas monstras intérpretes:
mãe

filha

2 comentários:

Carlos Rabelo disse...

Concordo com seus texto, principalmente a clã Camargo porem tem um opinião sobre Maria Rita, acho ela muito superior a Mãe principalmente por enfrentar a fama da mãe e lidar com muitos cantoras de qualidade em MPB.

Dayani Guero disse...

Difícil acha-la superior até mesmo pq ainda tem poucos trabalhos. Eu, por exemplo, conheço apenas dois álbuns mas a considero uma grande intérprete!