quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Quando ela dorme em minha casa o mundo acorda sorrindo

Se Rhonda Byrne conhecesse Zeca Baleiro provavelmente o convidaria para ser missioneiro de O Segredo pelo mundo. Ironias à parte, quero escrever um pouco a respeito do boom que fez com que muitos acreditassem que o mundo fica feliz quando há satisfação de uma carência particular de um compositor popular.

Independentemente de como tenhamos conhecido aquilo que deixou de ser segredo e que já possibilitou à citada o acúmulo de mais de U$$ 48 milhões em menos de um ano, há que admitir que nos sintamos atraídos e curiosos pelo The Secret. A possibilidade de modificarmos o universo com pensamentos positivos aliada ao marketing, nos torna bastante ideologizados (no conceito marxista) até que nos deparemos com a impossibilidade deste sonho ser real.

Dentro do estudo do marketing há distinção entre moda e modismo devido às suas durações no mercado. Acredito que neste caso seja moda e que o produto já tenha atingido seu estágio de maturidade (principalmente nos países desenvolvidos onde foi primeiramente lançado). Como quase administradora, aconselho agregar valor e lançar um novo modelo que culpe os consumidores pela ineficácia, algo como “Dez passos para manter sua mente positiva por 24 horas”, objetivando manter-se neste estagio do gráfico de vida útil do produto.

Esquecendo um pouco o senso comum e ressaltando a cientificidade do assunto destaca-se que os adeptos desta nova “filosofia” de vida a justificam pela física quântica. A capacidade de alterar a realidade com o pensamento (positivo) funciona da mesma forma como os cientistas imobilizam um elétron em laboratório para poder estudá-lo. Sabendo que assim que o instrumento é solto se torna impossível descobrir o rumo do elétron, gostaria de saber o que acontecerá com o universo quando pegarmos no sono ou precisarmos pensar em outra coisa como exemplo satisfazer necessidades fisiológicas?


Desculpe pela intransigência, mas possuo outro questionamento: já que tudo está conectado, independentemente do espaço (mais ou menos como o processo que foi chamado por Einstein de “ação fantasmagórica à distância”), eu necessariamente estaria a todo momento mudando o destino de outras pessoas e elas o meu. Como ficam os times de futebol? Eternas partidas com resultados alterados o tempo inteiro pelos torcedores?

Acredito e a ciência comprova que o pensamento positivo altera nossas condições biológicas e poderemos ter uma vida melhor, freqüentar melhores ambientes e relacionarmo-nos com pessoas positivas se formos alegres e comunicativos, com hábitos saudáveis.

Antes de concluir gostaria de fazer um apelo aos ambientalistas e economistas. Atenção!!!!!! Se eu estiver errada haverá muita escassez e o planeta corre grande risco de colapso, a não ser que materializemos um novo planeta!

"Pois toda essa beleza que te veste vem de meu coração que é teu espelho. O meu bem é bem melhor que tudo posto".Willian Shakespeare

3 comentários:

André Luiz Guero disse...

filmes como o segredo e outras baboseiras de auto ajuda demonstram toda a crise da razão no nosso mundo pós moderno, nós estamos sem saber pra onde vamos ou como chegar em qualquer lugar, e qualquer coisa, por mais fantástica que seja, com um mínimo de ciência travestida parece ser um porto seguro para todos, mas na verdade nos engana.

Dayani Guero disse...

concordo que esse modismo sirva como desculpa para que as pessoas não precisem se preocupar com as verdadeiras questões de nossa exis^tência, assim como a Igreja sempre serviu de desculpa para os que têm preguiça espiritual

Anônimo disse...

Toda natureza em sua sã sabedoria mostrará um novo equilíbrio para esta mudança. Será um novo ciclo? Devemos estar preparados para esta fase. Somos um pequeno grão de areia, com certeza cabe a nós adaptarmos ou seremos extintos assim como outra espécies já se foram.