segunda-feira, 16 de abril de 2007

A Primavera de Che é uma cidade

Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera
De todos os conselhos do senso comum em relação a enfrentarmos pessoas ou situações que julgamos ou que os outros consideram grandes, o único que nega essa tendência ao medo, ao menos que me recordo, é a estória do Davi e do gigante Golias. Não a conheço muito, mas tenho impressão que a li em uma coleção que minha mãe me deu a respeito da Bíblia e histórias da mesma para crianças. Era minha coleção preferida! As estórias mais legais estavam nela, tinha menino engolido por baleia, irmão vendido que vira faraó porque consegue prever o futuro e, salvo engano, o pastor de ovelhas que mata um gigante com seu estilingue.

Parei um pouco para fumar um cigarro e ativar o fundo de minha memória. Lembrei de algo que me previne que em águas de tubarão não há peixe pequeno, outro conselho é que manda quem pode e obedece quem tem juízo, outro ainda, que tenho dois ouvidos e uma só boca. Recordações medíocres! Ainda bem que existe uma instrução religiosa e me autodenominarei Dayi, assim encontrarei forças para continuar lutando contra a prepotência e injustiça da administração pública.

http://www.primaveradoleste.mt.gov.br/web/

Notícias como estas me levam a buscar meu interesse em educação religiosa. Errei, irei me retratar, mas acredito que o ideal seria o Golias pisar nesta formiguinha, dizer que a mesma está enganada, esclarecer o erro e não percebê-la como pedra em seu caminho de forma a gastar os recursos preciosos que ele administra com tanto zelo no intuito de tentar calá-la ou ainda retirá-la do asfalto tão amado e prometido.

O conto de Dayi é que ela não tem dois olhos e possui uma grande boca (lábios finos. rs). Boca que não se fechará porque há um ignorante na sua frente. Na verdade, um pouco mais a frente há um ideal e um sonho em ver seu povo, sua cidade e sua vida evoluir, de forma que a ignorância no caminho está tentando impedir a passagem. Mas a nanica sabe que é melhor morrer em pé que viver ajoelhada. Ótimo! Minha memória voltou a funcionar e recordei que existe Che Guevara. Apagarei o cigarro e vou dormir porque a luta continua! Mas deixo mais duas frases dele para vocês, uma lá em cima e outra aqui. Boa noite leitores imaginários

Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário

2 comentários:

André Luiz Guero disse...

muito bom o texto, as flores irão se levantar, a primavera não irá parar, pois sempre temos pessoas como vc para semear as flores e cuidar delas quando o inverno vem para massacrá-las

Dayani Guero disse...

Querido maninho, obrigada pelo apoio. Amo vc