segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Eu matei: e agora?












Para quem não gosta, ou não entende as piadas de Woody Allen, ou até mesmo para quem o venera, sugiro O Sonho de Cassandra (2007). Nesse filme, Woody está dramático e transfere para um dos personagens os sentimentos de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.

Tanto Terry, personagem interpretado por Colin Farrel no filme de Allen como Ródion, como o russo de Fiódor Dostoievski no livro Crime e Castigo (1866), são jovens ambiciosos que desejam ganhar dinheiro e realizar grandes façanhas para se tornarem “alguém”. Mas ambos possuem grandes diferenças, principalmente na maneira que seus mentores os criam.

O assassino de Dostoievski é um filósofo que divide o homem em ordinário e extraordinário, numa tentativa de explicar a quebra das regras em prol do avanço humano, diferentemente de Teery, que sob influência de seu irmão, o ambicioso Ian, personagem interpretado pó Ewan McGregor, comete o crime motivado por dinheiro, já que o mesmo encontra-se muito endividado devido ao seu vício em apostas.

Ródion decide que assassinar um agiota significa fazer algo que mude a sociedade ou em prol dela e tem sua crise de consciência aflorada pois, durante a execução do crime, acaba sendo obrigado a matar a irmã de sua vítima. Já Teery acaba sendo influênciado a participar do homicídio pelos laços familiares, já que ele deseja se livrar de sua dívida, auxiliar seu irmão a realizar seus sonhos e impedir que seu tio vá para a cadeia.

Em relação ao desejo de se entregar para amenizar as crises de consciência, as diferenças são tamanhas: o moderno Terry decide se entregar e apenas não o faz por acreditar que deve convencer seu irmão a fazer o mesmo. Já o russo, que também se encontrava impune apenas se entrega quando a polícia prende um inocente (que por motivos pessoais se declara culpado).

Os desfechos são distintos assim como os cunhos literários. Enquanto Fiodor deseja denvendar o inconsciente e as crises psicológicas de valores e moral, Woody trata o assunto de forma leve, no ritmo de suas comédias. Deixa a desejar em sua característica de frases de efeito mas surpreende com a tragédia que surpreendentemente encerra a estória.

Ambos são indicados por esta Oficina.

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